quarta-feira, 25 de abril de 2007

- TI (Gestão da Qualidade e Produtividade) -


A tecnologia da informação está presente nas mais diversas áreas do conhecimento humano, sua aplicação nas organizações empresariais é cada vez mais efetiva a TI é capaz de produzir um futuro melhor, através da democratização da informação, aumento da competitividade dos negócios, como vantagens a TI pode trazer para a empresa benefícios tais como: redução da burocracia, redução de custos com a segurança do trabalho, melhorias das condições de trabalho, feedback em tempo real.

Através da TI temos velocidade na tomada de decisões por parte dos gestores da organização, tornando-se assim uma ferramenta estratégica, pois tem como diferencial alguns objetivos tais como:

* Suporte a tomada de decisão;
* Valor agregado aos serviços prestado pela organização;
* Melhor qualidade dos serviços prestados;
* Vantagem competitiva junto ao mercado;
* Redução de esforços humanos para a concretização de determinadas atividades, tendo assim redução de turnos de trabalho;
* Redução de custos e desperdícios tanto de matéria prima como mão-de-obra;
* Controle de operações, entre outros.

Podemos citar milhares de benefícios já que para as organizações é de extremo interesse a sua importância, pois esta ferramenta esta relacionada diretamente aos resultados da organização o que é universalmente o objetivo principal para todas. Os gestores devem estar atentos ao mercado da tecnologia buscando sempre o aprimoramento do desenvolvimento das pessoas que utilizam esta ferramenta para o seu trabalho junto à empresa e também as novidades do mercado, já que a cada dia a tecnologia da informação é ampliada com novos conceitos para melhorias dos resultados propostos.

- O que é Tecnologia da Informação (TI) -


Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as "máquinas gigantes" começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos. A evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar. Como conseqüência, tais máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com Informação.


A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que um usuário ou uma empresa possa tirar proveito. A informação é, inclusive, um fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de uma empresa. E isso não é difícil de ser entendido. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações relativas aos seus clientes.


Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível.