Ética Profissional
Em qualquer profissão a ética profissional é fundamental, a ética profissional estabelece o relacionamento em clientes e o profissional. Na computação, por ser uma área altamente técnica, em que dificilmente o cliente entende a complexidade de um software, ou sistema em geral, a cada dia que passa as noticias sobre fraudes das mais diversas formas são cada vez mais comuns. Como os computadores e os sistemas computacionais estão cada vez mais presentes em nossas vidas, os problemas éticos relacionados aos profissionais da computação aumentaram bastante neste período. Existem diversos meios de se transmitir informações confidencias de empresas ou órgão públicos. Em muitos casos, o profissional que deveria zelar pelo sigilo da informação, é o que comete esse tipo de crime.Código de Ética do Profissional de informática Código de ética da área de computação, da sociedade americana Association for Computing Machinery (ACM), que congrega profissionais e acadêmicos da área de computação em todo o mundo, contém os seguintes mandamentos, dentre outros:
Evitar danos a terceiros, Conhecer e respeitar as leis existentes, relativas ao trabalho profissional, Respeitar a privacidade de terceiros, Ser honesto e digno de confiança, e Articular a responsabilidade social de membros de uma organização e encorajar a aceitação completa das suas responsabilidades (este válido para os líderes organizacionais).
A Tecnologia
A Tecnologia da Informação tem avançado consideravelmente ao longo do tempo. Alguns dos profissionais da área de Tecnologia da Informação são responsáveis pela manutenção de grandes bases de dados, e têm acesso diretamente aos mesmos. Empresas podem guardar qualquer informação sobre seus clientes, como por exemplo, quanto costuma gastar, sua idade, sexo, profissão, quais os gostos pessoais, que tipo de produtos ele mais compra. Com isso, empresas de marketing têm lançado novas estratégias para alcançar potenciais consumidores. O Marketing virtual tem mudado as estratégias de muitas empresas, que agora vendem seus produtos e serviços via Internet, reduzindo custos e sendo mais eficientes e eficazes.
Alguns resultados desagradáveis do aumento da coleta de informações, como o aumento de mensagens na caixa do correio eletrônico, até podem ser aceitos como o preço da evolução. Por exemplo, o acesso de uma companhia de seguros aos registros médicos de uma pessoa para determinar o grau de risco de um contrato, é potencialmente danoso ao indivíduo.Hoje em dia, uma das maiores preocupações é a invasão indiscriminada e o roubo de informações dos usuários da web. Já há algum tempo explodem escândalos ligados à obtenção ilícita de dados de usuários, relacionados a falhas de segurança que expõem dados vitais dos mesmos (como números de cartões de crédito) e até referentes à comercialização de informações pessoais. As chamadas políticas de privacidade estão em cheque.
Cada invasão ou roubo tem suas características e talvez até seja possível se defender. Se ainda não existem leis adequadas para punir atos desta natureza, o que podemos fazer é denunciar, esclarecer, protestar, exigir, informar, forçar, boicotar, etc. Enquanto isso é claro que precisamos nos defender de alguma forma. Os primeiros resultados estão começando a aparecer e algumas empresas já fecharam as suas portas.
Há tempos atrás, a utilização dos computadores era privilégio de poucos, a preocupação com as novas modalidades de crimes ou a utilização dos meios eletrônicos para a prática de delitos já conhecidos era restrita apenas a alguns especialistas. Entretanto, com o crescimento do número de usuários, sobretudo na internet, os crimes praticados através da rede cresceram na mesma proporção. Entre os mais comuns estão os vários tipos de fraudes financeiras, pornografia infantil e juvenil, além de ameaças políticas, raciais e sexuais.
A palavra "ética" é a algum tempo freqüentadora assídua dos jornais e da TV, mas poucos se dão conta de que seu emprego se dá no contexto da ética profissional e de quão fundamental é para praticamente todas as profissões: ela estabelece os princípios que regulamentam o relacionamento entre o profissional e seus clientes. Sem ela não se estabelece o relacionamento de confiança que deve haver entre ambos. A violação constante dos princípios éticos por certo grupo profissional pode causar o descrédito e a desvalorização de qualquer profissão.

FONTES:
http://www.sbc.org.br/sbc/index.html
http://ibest.estadao.com.br/tecnologia/
http://buscalegis.ccj.ufsc.br/arquivos/crimes_informatica_meira.html
http://www.ulbra.tche.br/~danielnm/if/etica/acm.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário